Obras na ponte do Brás de Oleiro na Maia deverão estar concluídas em março

As obras na ponte do Brás de Oleiro, na Maia, deram um “importante passo em frente”, com os trabalhos de betonagem dos novos maciços de encabeçamento daquela passagem, estando prevista a sua conclusão para março, disse a autarquia.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto referiu que as obras naquele local começaram em outubro e que “a linha férrea obriga a que os trabalhos só possam decorrer durante a noite, garantindo a segurança das populações e diminuindo os incómodos para quem utiliza aquela passagem aérea ao longo do dia”.

Numa primeira fase, aponta o texto, “foram colocadas as bases de apoio do cimbre dos maciços de encabeçamento das microestacas M1 e M2” e “foram aplicadas lajes de betão pré-fabricadas em ambos os encontros da Passagem Superior do lado Ermesinde”, sendo que “a partir do canal ferroviário foi ajustado o seu posicionamento no local de aplicação”.

Depois, descreveu a autarquia, “procedeu-se à montagem do cimbre (cofragem que serve de molde para a construção da laje da nova ponte) dos maciços de encabeçamento M1ERM (norte – Areosa) e M2ERM (sul – Alto da Maia)”.

Com as duas estruturas de cimbre montadas (M1ERM e M2ERM), salienta o texto, “vai ser possível avançar com a colocação das cofragens e armaduras para permitir a betonagem dos maciços de encabeçamento das microestacas (M1 e M2)”.

Concluídos os maciços e possibilitada a sua desmoldagem, “vai ser possível dar sequência ao processo de demolição de metade do tabuleiro existente, do lado de Ermesinde (nascente)”.

A obra está a “avançar diariamente”, entre as 3 horas e as 8 horas “ao ritmo possível, tendo em conta que se impõe garantir a segurança de pessoas e bens e conciliar as demais condicionantes, nomeadamente as condições atmosféricas”.

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