Mosteiro em Penalva do Castelo requalificado por 650 mil euros

O Mosteiro do Santo Sepulcro, em Penalva do Castelo está a ser requalificado em 650 mil euros e foi reclassificado como monumento nacional, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Francisco Carvalho.

O mosteiro está a ser alvo de “requalificação completa”, tratando-se de uma obra que está a ser feita “com o devido cuidado e que está a ser acompanhada por uma arqueóloga, que também está a registar todos os achados e que, em princípio, irão ficar no centro” interpretativo.

“A requalificação tem de ser muito bem efetuada, sem pressas e com acompanhamento técnico diário. Estamos a tornar o edifício mais seguro, mantendo a sua estrutura”, referiu o presidente da Câmara.

Com as obras a decorrerem “desde outubro e com o objetivo de terminarem em setembro”, Francisco Carvalho adiantou que “a maior parte dos edifícios ficará sem cobertura, tal como estão atualmente, para nada ser alterado”.

“Com exceção para dois, o mosteiro em si, que fica tipo capela, e a loja que será para exposições e o centro interpretativo que dará a conhecer o mosteiro, a quinta onde se situa, os achados que se têm encontrado e a própria Ordem do Santo Sepulcro”, disse.

O Mosteiro de Santo Sepulcro foi considerado, em 2013, património de interesse público e, agora, foi reclassificado como monumento nacional.

“Começou por ter interesse concelhio, agora foi reclassificado como monumento nacional e a projeção é internacional”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

“Do que sei, é o mais antigo na Península Ibérico e, salvo erro, é o único em Portugal, da Ordem do Santo Sepulcro, a manter-se assim, com estas características de mosteiro. Há um outro em Espanha, mas o nosso é mais antigo”, destacou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.