Lousã quer requalificar escola secundária por 8,5ME

A Câmara da Lousã avançou com uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação da escola secundária, num investimento de 8,5 milhões de euros, depois de ter adiado esse projeto em maio de 2022 face ao aumento de custos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, Luís Antunes, afirmou que o município apresentou candidatura a 29 de dezembro de 2022, ainda dentro do atual quadro comunitário, com um projeto de requalificação da escola secundária local.

Em maio de 2022, o projeto de requalificação da escola secundária local tinha sido adiado, face ao aumento de custos que obrigaria a nova candidatura a fundos comunitários.

Anteriormente, o projeto estava orçado em cerca de cinco milhões de euros, mas na candidatura agora apresentada o investimento sobe para 8,5 milhões de euros, motivado pelo aumento de custos, mas também pela possibilidade de agora contemplar outras intervenções.

“O projeto foi melhorado e trata-se de um investimento de requalificação profunda daquele complexo escolar. Este aviso é mais adequado às necessidades de uma intervenção mais estrutural e profunda e vai permitir intervir de forma mais global”, salientou Luís Antunes, apontando como exemplo a possibilidade de, neste aviso, ficar contemplada a reabilitação de espaços de recreio, nomeadamente o pavilhão que dá suporte àquela escola.

Apesar de o aviso ter sido aberto ainda no PT2020, contempla a possibilidade de o investimento transitar para o próximo quadro comunitário, o PT2030, esclareceu o autarca.

Segundo Luís Antunes, a Câmara Municipal está também a desenvolver projetos a pensar no PT2030 e no Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente a concretização de um projeto para um segundo edifício do Centro de Saúde da Lousã, “sempre previsto, mas nunca concretizado”.

Esse segundo edifício permitiria “reforçar a infraestrutura, a capacidade e a qualidade dos serviços a prestar à população”, estando também em perspetiva que esse investimento assegure um alargamento e ampliação da oferta de serviços ao nível de cuidados de saúde primários, vincou.

Sobre os investimentos em curso, o presidente do município referiu que se espera que no final do verão já possa entrar em funcionamento o Cineteatro da Lousã, objeto de grande requalificação, que ficará sob gestão direta da autarquia, que pretende incluí-lo na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Já sobre a Escola da Floresta, projeto feito em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, Luís Antunes salientou que em fevereiro deve começar o primeiro curso técnico ministrado naquele espaço.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.