Investimento em reabilitação urbana atingiu 1 400 ME em outubro

O volume de investimento em reabilitação urbana contratado através do programa IFRRU 2020 atingiu 1 400 milhões de euros em outubro, anunciou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Apesar do valor atingido em outubro, o ministério liderado por Pedro Nuno Santos, refere, em comunicado, que existe ainda dotação disponível para a contratação de novos projetos no âmbito do Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020).

A mesma informação avança que dos 430 contratos celebrados ao abrigo do IFRRU 2020, 203 dos edifícios abrangidos terão uso habitacional, sendo os restantes 210 destinados a atividades económicas e 17 a equipamentos de utilização coletiva, incluindo “equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social, bem como as residências para estudantes”.

A maior parte destes projetos (345) são promovidos por empresas e os restantes por particulares, Instituições Particular de Solidariedade Social e câmaras municipais.

“Com 142 edifícios já reabilitados, os projetos localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respetivos municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local”, refere o comunicado, precisado que são já 89 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.

O comunicado sublinha que o IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.