Igreja românica na Póvoa de Varzim vai sofrer obras urgentes

A igreja românica de S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai ser alvo de uma profunda intervenção para travar o seu estado de degradação, anunciou o presidente da autarquia poveira.

“Depois dos nossos alertas e pedidos, recebemos uma visita, no local, do diretor-geral do Património Cultural e da diretora regional de Cultura do Norte que avaliaram o estado da Igreja e concordaram que é necessária uma intervenção urgente”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O autarca explicou que as obras, que serão alvo de uma candidatura a fundos europeus, serão divididas em duas fases, com uma primeira a arrancar ainda antes do inverno, para “debelar problemas imediatos”, e uma outra mais prolongada que “devolva a dignidade” a um edifício que é monumento nacional desde 1910.

“Com a aproximação do inverno, é necessária uma intervenção urgente na cobertura para impedir a entrada de água. Depois, firmaremos um protocolo com as várias entidades estatais para resolvermos as outras patologias que o edifício vem apresentado”, detalhou.

Aires Pereira lembrou que ao “longo dos anos foram feitas algumas obras na igreja, mas não uma intervenção de fundo”, e que, por isso, será contratada uma “equipa especializada em recuperação do património para elaborar um projeto, que será submetido a uma candidatura”.

O autarca disse que ainda não há uma estimativa dos custos de recuperação, mas explicou que “na primeira fase de intervenção, de caráter urgente, a Câmara assume a obra e depois será ressarcida”.

“O importante é que depois dos apelos da autarquia, das forças culturais do concelho e da própria Assembleia Municipal, a tutela foi sensível ao problema e em conjunto vamos resolvê-lo”, concluiu Aires Pereira.

Além da mais premente intervenção na cobertura da igreja, o edifico precisa também de recuperação no piso, fachadas, vitrais, interiores, iluminação e instalação elétrica, entre outros.

A igreja românica de Rates, situada na freguesia poveira de São Pedro de Rates, está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

O edifício foi mandado construir pelo Conde D. Henrique, entre os anos 1096 e 1100, no século XI, com alterações reconstrutivas nos séculos XIII, XV, XVII e XVIII.

Segundo a Direção-Geral do Património Cultural, trata-se de um “monumento nuclear da arte românica, devido às diferentes cronologias e oficinas da sua fábrica, que se deduz morosa (…), transformando-a assim numa das igrejas mais curiosas desse período”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.