Funchal investe 1,1ME na recuperação de conjunto habitacional

A Câmara Municipal do Funchal vai investir 1,1 milhão de euros na requalificação do conjunto habitacional da Ribeira Grande, na freguesia de Santo António, uma obra que deve estar concluída 2025, anunciou o presidente da autarquia, Pedro Calado.

“Tenho a certeza de que até 2025 vamos ter aqui um grande exemplo e um bairro completamente recuperado”, afirmou Pedro Calado durante a visita que efetuou aquele bairro camarário para visitar as obras efetuadas na primeira fase do projeto de requalificação.

O conjunto habitacional da Ribeira Grande, nos arredores do Funchal, foi construído há cerca de 40 anos e é composto por três blocos de 30 apartamentos cada, todos de tipologia 3.

O município funchalense efetuou um investimento de 600 mil euros na primeira fase do projeto de recuperação, que contou com um financiamento comunitário do Programa Operacional ‘Madeira 14-20’.

O autarca adiantou que a Câmara Municipal pretende desencadear a segunda fase desta requalificação no interior dos edifícios, um passo que vai ser “começado a planear em breve”, apontando que terá um custo estimado de 500 mil euros, pelo que o montante global vai “ascender a 1,1 ME”.

Pedro Calado mencionou que na primeira fase de intervenção foram realizadas obras de isolamento térmico e impermeabilização da cobertura com tela asfáltica nas paredes exteriores.

Também foram substituídas as caixilharias de alumínio, colocados painéis solares para aquecimento das águas sanitárias com energias renováveis, além de iluminação eficiente nas zonas comuns, com a substituição de todas as lâmpadas tradicionais por leds; medidas passivas de proteção solar, substituindo os atuais estores por estores de alumínio térmico, “permitindo uma melhoria, quer a nível térmico, quer acústico, além de outras intervenções”.

Segundo o autarca, o objetivo desta intervenção foi dar “um maior conforto” aos moradores e “permitir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, reduzindo desta forma a fatura elétrica”.

Pedro Calado assegurou que “estas obras não vão afetar o preço das rendas” praticadas neste bairro camarário.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.