Conhecidos vencedores do Prémio de Reabilitação Urbana 2023

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, que reconheceu os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana do país em dez categorias. No total foram premiadas nove intervenções localizadas em Lisboa, Porto, Loulé e Alcobaça, numa cerimónia que decorreu esta semana no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Na atual edição, que celebra 11 anos da iniciativa, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu cerca de 70 projetos a concurso de todo o país, num total de 21 concelhos representados. Foram distinguidos nove projetos em dez categorias distintas, eleitos por um júri independente de entre um leque de 67 projetos oriundos de 21 concelhos do país.

Projetos vencedores

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – RESIDENCIAL (EX-AEQUO)

António Augusto de Aguiar 23 (Lisboa)

Rua da Madalena 88 (Lisboa)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 - COMERCIAL & SERVIÇOS

Mercado do Bolhão (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – TURÍSTICO

Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel (reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça - Alcobaça)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 - IMPACTO SOCIAL

Cinema Batalha (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – CIDADE DE LISBOA

Fábrica 1921 (Lisboa)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – CIDADE DO PORTO

Mercado do Bolhão (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – INTERVENÇÃO INFERIOR A 1000 M2

Musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé (Loulé)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 – INTERVENÇÃO DE RESTAURO

Estação Sul e Sueste (Lisboa)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL

Mercado do Bolhão (Porto)

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023 - SUSTENTABILIDADE

Residência Assistida para Seniores/Unidades de Cuidados Especializados em Demência da SCML (ex-fábrica da Rajá - Lisboa)

Um dos momentos altos da ocasião foi o anúncio de uma nova categoria de premiação, que será formalmente integrada a concurso a partir do próximo ano, mas que teve já nesta edição uma atribuição a título de homenagem. Trata-se do prémio “Mestres de Construção”, com o qual se pretende reconhecer a mestria de quem se distingue nas mais diversas artes e ofícios da construção, as quais contribuem não só para a qualificação dos projetos como são, na grande maioria das vezes, um dos seus principais elementos distintivos.

Nesta edição experimental foi reconhecido o trabalho do mestre canteiro Humberto Sousa, “o homem que fala com as pedras”, de acordo com Eduardo Souto Moura. O arquiteto premiado internacionalmente foi o patrono deste primeiro reconhecimento, sugerindo o profissional a premiar. Esta será, aliás, a mecânica da nova categoria, no âmbito da qual os patronos indicarão, em cada edição, um mestre cujo ofício ou arte merece ser premiado. Os patronos poderão ser arquitetos, donos de obra ou empresas de construção.

Outra novidade da edição de 2023 foi a introdução da categoria Prémio Personalidade, cuja estreia reconheceu o arquiteto João Carlos dos Santos, atualmente diretor-geral do Património Cultural. Esta nova categoria foi criada para prestigiar anualmente uma personalidade do setor com reconhecido valor na indústria e que tenha contribuído para a dinamização do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.