Aveiro adjudica substituição da Ponte da Balsa em Eixo

Fotografia: Câmara Municipal de Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro decidiu adjudicar, através de despacho do seu presidente, Ribau Esteves, a demolição da atual ponte e construção de uma nova ponte no Parque da Balsa, em Eixo.

“Com esta empreitada, a Câmara Municipal de Aveiro resolve um problema na gestão da rede hidrográfica municipal e de segurança de pessoas e bens no atravessamento da Ribeira da Horta”, esclarece uma nota de imprensa.

A nova ponte visa também melhorar a capacidade de escoamento do leito, “contribuindo para diminuir a pressão sobre a infraestrutura, a estabilização das margens e a prevenção da sua erosão”.

A Câmara de Aveiro havia celebrado um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para permitir a construção da nova ponte no Parque da Balsa, em Eixo.

De acordo com o definido no protocolo, a APA irá apoiar a Câmara na realização da obra, que inclui também a demolição da travessia existente, com acompanhamento técnico e uma comparticipação financeira no valor de 125 mil euros.

A necessidade de substituir a atual ponte ficou patente nas inundações ocorridas em dezembro de 2019, devido à dimensão excessiva dos pilares, onde se acumularam troncos de árvores e outros materiais arrastados pela corrente, o que levou a que as guardas da ponte fossem devastadas pela força da água.

A nova ponte assentará nas margens e não terá pilares na zona do leito, para que não sejam obstáculo à circulação da água, segundo descreveu na altura o presidente da Câmara.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.