Aprovada requalificação urbana do centro histórico de Coimbra

O município de Coimbra aprovou uma operação de reabilitação urbana entre a zona da Universidade e o Jardim da Sereia, que vai incluir também, em complementaridade, uma intervenção no edifício dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, explicou que a operação se estende até ao Mercado Municipal D. Pedro, incluindo o antigo edifício da Manutenção Militar, que vai acolher o Centro de Arte Contemporânea.

No processo de candidatura da operação de reabilitação, o presidente da autarquia pretende incluir o edifício dos Paços do Concelho, cuja intervenção ao nível da cobertura e intervenções de eficiência energética está orçamentada em quatro milhões de euros.

A operação integra-se na Área de Reabilitação Urbana, aprovada em 2018, e define seis eixos estratégicos a concretizar em 26 ações estruturante de intervenção no centro histórico e centro urbano antigo.

De acordo com Manuel Machado, ainda não existe estimativa do investimento para a requalificação urbana na área Universidade/Sereia, que será candidatada ao Programa de Recuperação e Resiliência ou ao Portugal 2030.

O autarca disse ainda que a Câmara está disponível para apoiar uma intervenção no Teatro Académico Gil Vicente e no edifício da Associação Académica de Coimbra, numa lógica de cooperação institucional.

Por outro lado, deverão existir incentivos e benefícios fiscais para os particulares requalificaram também o edificado.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.