Aprovada requalificação do Bairro Alto num investimento de três milhões

A Câmara de Lisboa aprovou esta sexta-feira o anteprojeto de requalificação do Bairro Alto, que deverá incluir árvores, redução da velocidade rodoviária, novas zonas de estadia e a reorganização do estacionamento, num custo de cerca de três milhões de euros.

O projeto elaborado pela autarquia – que será submetido a discussão pública – abrange a intervenção em 34 eixos viários numa área de 25 mil metros quadrados, dá conta o documento.

A Câmara de Lisboa pretende redefinir os pavimentos “com um desenho de claro-escuro, retomando a área tradicional do passeio junto ao edificado, enquanto na via seria reutilizado o granito”, refere a proposta.

Propõe-se, também, o nivelamento das áreas de passeio e das faixas de rodagem, assim como a redução da velocidade em todos os eixos de circulação e a criação de faixas de alargamento dos passeios.

A inclusão de estruturas verdes, “como a plantação de árvores de pequeno porte e/ou de trepadeiras” é outra das intenções do município para a requalificação daquele bairro.

O município quer ainda criar novos espaços de estadia, reorganizar o estacionamento e introduzir infraestruturas técnicas, designadamente “sumidouros ou caixas/calhas uniformes para a rede de iluminação pública”.

Por fim, a Câmara salientou a “valorização e divulgação do património com a criação de percursos que dão a conhecer os elementos de valor patrimonial na área de intervenção”.

A proposta lembra que o Bairro Alto, localizado na freguesia da Misericórdia, começou a ser construído no final do século XV e a sua história é “indissociável dos seus vários atores”, como os jesuítas, a nobreza, a burguesia e, mais tarde, os jornalistas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.