Cola e vedante de construção

UHU Poly Max High Tack Express é uma cola e vedante de construção indicada para colar, fixar e vedar superfícies lisas, porosas e não porosas.

Trata-se de um produto para aplicações interiores e exteriores, pintável e, segundo a marca, com boa capacidade de preenchimento e resistente a temperaturas entre os -40 ºC e os +100 ºC. Resiste também à água e raios UV, sendo capaz de aderir a superfícies ligeiramente húmidas. Não tem solventes, ácidos ou odores e vem equipado com um bocal que permite voltar a fechar.

Em colagem, aplica-se a vidro, pedra, pedra natural, betão, gesso, materiais sintéticos, madeira, aglomerado de madeira, trespa, ferro, alumínio, zinco, aço, aço inoxidável, mosaico cerâmico, cortiça e espelhos.

Para fixação, o produto é indicado para rodapés, ripados, parapeitos, soleiras, testas de beirais, chapas de revestimento, material de isolamento, gesso cartonado, ornamentos de poliestireno e faixas decorativas.

No que à vedação diz respeito, a cola é indicada para caixilhos de janelas, rodapés, degraus de escada, parapeitos de janela, soleiras de porta e placas de gesso. É igualmente adequada para vedação de fendas em paredes e tetos. O fabricante recomenda que, ao colar plásticos, se efetue previamente um teste de aderência, já que este fator poderá variar consoante o tipo de material sintético e tipologia de plástico.

Aplicação

Para uma ligação ou montagem, o bocal deve ser cortado com um diâmetro mínimo de 0,5 cm. Posteriormente, o vedante deve ser aplicado em linhas ou pontos, sempre nos cantos e ao longo das bordas das placas de construção. Em seguida, o material deve ser corretamente posicionado, num espaço de 10 minutos, pressionando-se depois firmemente ou dando umas pancadas com um martelo de borracha. O material pode ser manuseado 30 minutos depois, sendo que a resistência final máxima é atingida ao fim de quatro horas, dependendo da superfície e das condições ambientais. Para efeitos de vedação, recomenda-se o corte do bocal com um ângulo correspondente à largura da junta pretendida, aplicando-se o vedante na base da junta e trabalhando-se nos 10 minutos seguintes com uma espátula humedecida, um alisador de vedantes ou o dedo. O fabricante aconselha ainda a que as juntas verticais sejam trabalhadas de baixo para cima, sendo que, quando se pintar por cima com tintas alquídicas, estas poderão demorar mais tempo a secar.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.