Sistema de cobertura verde no Veluxlab, em Milão

VELUXlab é um centro de investigação para o desenho de edifícios de alta eficiência e o primeiro edifício com um consumo de energia quase nulo (nZEB) construído dentro de um campus universitário, neste caso na Universidade Politécnica de Milão (UPM).

O centro de investigação VELUXLab é o primeiro edifício quase nulo construído num campus universitário em Itália (Classe A+, segundo o protocolo de certificação energética CENED) e a primeira “Active House” certificada em Itália com uma etiqueta “as-built” (desde a sua construção).

Desde a sua construção em 2011, o laboratório tem vindo a incorporar novas soluções construtivas para a sua posterior avaliação e análise. No ano passado a sua cobertura de 105 metros quadrados passou a ser instalada com painéis sanduíche com núcleo de poliuretano, melhorando o isolamento térmico do edifício, e ficou ainda mais “verde” ao ser adicionada em parte da sua superfície uma camada de substrato vegetal.

A nova cobertura verde de inclinação variável foi construída com o sistema GreenRoof da Isopan em 15 dias. A solução construtiva é composta por 31 painéis isolantes de poliuretano ISODECK PVSteel que se caracterizam pelo colaminado de uma membrana de revestimento externo sintético impermeável com 40 milímetros de espessura.

Na maior parte desta cobertura foram aplicadas camadas de “Crasulácea sedum”, um tipo de plantas idóneas para a construção de coberturas extensivas. Para a sua instalação, procedeu-se à soldadura de perfis metálicos de contenção à camada sintética colaminada aos painéis, para posteriormente colocar um sistema de recolha e drenagem de água da Daku e, finalmente, preencher com um substrato específico e vegetação autóctone.

VELUXlab, centro de investigação em desenho de edifícios de alta eficiência             

O projeto VELUXlab teve início em 2011, quando a empresa VELUX Itália decidiu construir um laboratório experimental na Universidade Politécnica de Milão. O edifício foi totalmente remodelado por uma equipa da mesma universidade, dirigida pelo engenheiro e professor de desenho e inovação tecnológica da Faculdade de Engenharia da Construção e Arquitetura, Marco Imperadori.

O centro converteu-se assim no protótipo de um edifício de alta eficiência energética e num exemplo real para estudar o desenvolvimento sustentável no desenho, gestão e manutenção dos edifícios do futuro. Com este projeto consegue-se mostrar, também, a constante e cuidadosa atividade de investigação no desenho e redesenho de soluções para as áreas envolventes de edifícios de alta eficiência, incorporando também inovadoras características sensoriais e de automatização para as habitações.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.