Seminário: impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Infraestruturas de Portugal, a Universidade Lusófona, a Iceland Liechtenstein Norway grants e a Oslomet estão a promover o seminário “A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change”, que irá decorrer a 27 de setembro, no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona.

Este seminário pretende reunir especialistas de engenharia de pontes, academia, climatologistas e autoridades para entender os impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes e propor estratégias otimizadas de adaptação.

De acordo com a Universidade Lusófona, as ações atuais de projeto de pontes são baseadas em dados climatológicos existentes e processos estacionários. Assim, pretende-se debater o que acontece se e quando essa base mudar e se é possível atualizar os regulamentos para as pontes novas e para as já existentes.

Outras questões a serem abordadas são a segurança das pontes existentes, quais as pontes que serão mais afetadas, que medidas de adaptação devem ser implementadas, e quanto custará a adaptação das pontes às alterações climáticas.

O programa pode ser consultado aqui.

A participação no seminário é gratuita mas carece de inscrição que deverá ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.