Responder a exigências térmicas, acústicas e de resistência ao fogo com um produto

A Knauf Insulation apresentou dois casos de estudo, um de construção nova e outro de reabilitação, através dos quais foi possível avaliar a performance de alguns dos seus produtos segundo parâmetros de isolamento térmico, isolamento acústico e resistência ao fogo.

A premissa do estudo era perceber de que forma os materiais da Knauf Insulation respondiam aos regulamentos nacionais no que diz respeito a estas componentes. Em concordância com a marca, a Arquiteta Marlene Roque, especialista em Acústica de Edifícios e Segurança Contra Incêndios, projetista e perita qualificada pela ADENE em eficiência, e responsável por este estudo, propôs-se ir mais longe e perceber qual a melhor performance que os produtos atingiam nestas três variáveis.

Foi apresentado, através de catálogo, um caso de reabilitação de um edifício misto de 5 pisos (1 fração de comércio e 4 frações de habitação), localizado no centro urbano de Lisboa - Avenida Almirante Reis -, e o de uma construção nova, tendo como exemplo uma moradia unifamiliar de 1 piso.

Na reabilitação foram usados dois cenários, um que visava cumprir os requisitos mínimos, e o segundo em que se pretendia uma performance máxima. Em ambos os casos foram utilizados para as paredes exteriores o Painel Plus (TP138), nas paredes interiores o Ultracoustic Plus e no pavimento o Ultracoustic TP com Ultracoustic Absorção. Segundo afirma a marca em comunicado, “em todos os indicadores os resultados alcançados não só cumprem como ultrapassam largamente os requisitos legais, nomeadamente na questão acústica, um dos principais desafios deste caso”.

No caso da construção nova, o modelo foi testado com 3 soluções construtivas (A, B, C), aplicadas em 3 zonas climáticas distintas (Lisboa, Faro e Bragança). Para as paredes exteriores e pontes térmicas foi utilizado ETICS com painel FKD-S, na cobertura o painel Cobertura e barreira de vapor Homeseal, nas paredes Interiores o Painel Plus (TP 138) e no pavimento o Ultracoustic TP. Exceção feita para a solução C onde foi usada Fachada ventilada com Painel Ultravent 032. Mesmo em Bragança foi conseguida classe A+.

"Um dos valores diferenciadores que mais me chamou a atenção é a versatilidade dos produtos: conseguimos responder à térmica, à acústica e ter uma boa reação ao fogo utilizando apenas um produto”, realça Marlene Roque, que chama também a atenção para o “ruído” à volta das questões da eficiência energética e da sustentabilidade. “Fala-se muito, de muita coisa, e depois na prática é muitas vezes prescrito o que já é habitual, quando outros produtos, como é o caso das lãs, resolvem vários problemas de uma só vez. Então é preciso passar mais à prática e este catálogo pretende ser uma ferramenta para ajudar nessa transição”, remata.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.