Reconstrução sustentável de edifícios utilizando betões de agregados reciclados em estruturas pré-fabricadas e painéis sandwich

Os sismos, os tsunamis, os furacões ou a erupção dos vulcões são fenómenos naturais que tal como a guerra podem provocar perdas materiais e de vidas humanas muito significativas. Após a catástrofe, a decisão de reconstrução das infraestruturas e do edificado afetado são das primeiras medidas a tomar para o bem-estar e a normalização da vida económica das populações. Após o terramoto de 1755 em Lisboa, a política do Marquês de Pombal de enterrar os mortos e cuidar dos vivos é um exemplo disso mesmo.

O planeamento e a gestão das catástrofes são fundamentais para a minimização da crise humanitária subsequente e para a normalização da vida das populações. Nesse sentido, é fundamental a recuperação das vias de comunicação, das pontes, das redes de energia, das habitações, das escolas e dos edifícios industriais afetados.

A invasão da Ucrânia pela Rússia veio provocar um rastro de destruição de que não estaríamos à espera na Europa em pleno século XXI. No entanto, após o final da Guerra é provável que um extenso plano de reconstrução da Ucrânia seja posto em prática com o apoio da União Europeia e dos países aliados. O planeamento dessa intervenção deve ser concebido e discutido o quanto antes para que os decisores políticos possam escolher as alternativas.

A escolha mais adequada dos materiais e das tecnologias de construção pode ter um impacto muito positivo na sustentabilidade da intervenção global. Além de seguras, as soluções a adotar terão de ser de rápida implementação, sustentáveis e economicamente viáveis. O volume global da intervenção será também um fator a ter em consideração. Dos materiais estruturais, apenas o betão consegue cumprir a maioria das premissas anteriores.

A demolição dos edifícios e infraestruturas afetadas vai gerar uma enorme quantidade de Resíduos de Construção e Demolição, os quais podem ser dirigidos para a fabricação do betão estrutural necessário para as novas construções. Assim, medidas legislativas deveriam de ser concebidas no sentido da obrigatoriedade da utilização de betões de agregados reciclados na reconstrução do edificado, uma vez que esses betões poderiam ser facilmente aplicados em estruturas pré-fabricadas, em especial na fabricação de painéis sandwich. (...)

Carlos Chastre, CERIS & DEC, Universidade NOVA de Lisboa

Artigo completo na Construção Magazine nº108 mar/abril 2022

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.