Reabilitação e betão estrutural

Num contexto internacional marcado pela necessidade de dar maior atenção às questões da sustentabilidade e aos desafios associados às alterações climáticas, e numa conjuntura nacional caracterizada por uma intensa atividade de reabilitação urbana, com crescentes desafios colocados na recuperação de obras públicas e na sequência de recentes e relevantes alterações regulamentares, a APEE - Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (representante nacional da IABSE) e o GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural (representante nacional da fib), decidiram organizar conjuntamente o Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020 (https://reabilitar-be2020.pt), na continuidade dos Encontros Nacionais promovidos periodicamente por ambos.

Pelo interesse que a temática do Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020 tem para os seus leitores, a Construção Magazine decidiu dedicar o presente número a este evento, apresentando-se no dossier temático um conjunto de artigos selecionados pela Comissão Científica do mesmo, tendo em conta a sua elevada qualidade e interesse, bem como o facto de reportar a realizações especiais, relativas a construções novas ou à reabilitação de estruturas existentes. Posteriormente a esta decisão, as restrições impostas pela evolução da pandemia de Covid-19 motivaram o adiamento do Congresso para 3 a 5 de novembro de 2021, de forma a viabilizar a sua realização nos moldes tradicionais, correspondendo às expectativas de todos os interessados.

Os temas propostos incluem as realizações mais recentes e inovadoras no domínio do betão estrutural, bem como a reabilitação de estruturas executadas com este ou com outro tipo de material estrutural. Para as diferentes situações, pretende-se abordar as vertentes dos materiais e produtos, normalização, projeto, execução e investigação científica, tendo em conta as atuais prioridades, nacionais e internacionais, em termos de desempenho, durabilidade, sustentabilidade e resiliência das estruturas.

Os artigos que integram o presente número da Construção Magazine compreendem um conjunto diversificado de estruturas, incluindo o projeto e construção de um novo descarregador de cheias na barragem de Caniçada, bem como de uma série de pontes e viadutos rodoviários com tabuleiros prefabricados no Brasil.

Um destaque particular é conferido às obras de reabilitação, integrando-se quatro realizações distintas. A complexidade da reabilitação de património histórico é profusamente ilustrada na reabilitação do “Solar de Santana”, um palacete pré-pombalino em Lisboa. O reforço sísmico das construções existentes, tema de grande atualidade, é tratado num artigo que descreve a intervenção efetuada para esse efeito num complexo de edifícios de grande porte. A reabilitação de pontes é abordada na exposição do enorme desafio associado à imprescindível substituição dos tirantes da Ponte Edgar Cardoso. As dificuldades relacionadas com o reforço estrutural e das fundações de edifícios existentes, neste caso aplicado a uma caverna sob dois edifícios, constituem o derradeiro motivo de interesse deste dossier temático.

Uma vez mais ficamos na expectativa de que este número seja do agrado dos nossos leitores.

Em colaboração com Luis Oliveira Santos

Editorial da Construção Magazine nº99 set/out 2020

Eduardo Júlio

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.