Projeto de remodelação do santuário da Senhora da Saúde em Gaia em consulta pública

A remodelação da zona de santuário da Senhora da Saúde, em Vila Nova de Gaia, um projeto que inclui a construção de uma cripta por baixo do adro da igreja, entrou em consulta pública.

“A intervenção tornará o santuário, bem como toda a área envolvente, um local mais atrativo, ganhando dimensão e transformando-o num verdadeiro parque para todos”, lê-se no comunicado da autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues que apresentou o projeto à comunidade local.

Agora, os interessados poderão enviar sugestões até ao final de setembro.

O objetivo desta remodelação, disse a Câmara, passa por “assegurar uma dimensão de parque ao santuário, englobando diferentes atividades – não só a religiosa, com a oração, a peregrinação e a romaria, mas também a comercial”.

A agência Lusa tentou obter dados sobre investimento e calendarização de obras, mas estando o processo em consulta pública a autarquia considerou “prematuro” avançar já com esses detalhes.

Em comunicado, a autarquia explicou que intitula este projeto de ‘masterplan’, não porque seja “megalómano, mas por ser integrado e de longa duração”.

A Câmara acrescentou que quer garantir que os pilares da intervenção ficam desde já definidos no Plano Diretor Municipal.

Uma das novidades do ‘masterplan’ da Senhora da Saúde passa pela construção de uma cripta por baixo do adro da igreja, um novo espaço de oração com capacidade para albergar um maior número de pessoas que permitirá libertar o espaço exterior do santuário.

A intervenção deverá, também, implicar a demolição da casa de cera, por forma a que o santuário seja o elemento principal neste local.

Pretende-se também prolongar a alameda do santuário, não só até ao cruzeiro ali existente, mas também até à EN1.

Quanto ao cruzeiro, a autarquia quer que esta estrutura seja “um elemento essencial quer na ligação da alameda à Nacional 1, quer para o eixo de ligação à capela de São Bartolomeu que também deverá ser construído, por forma a ligar estes dois edifícios religiosos”.

O “novo” santuário contemplará um parque de merendas, zona de restauração, um parque infantil, um espaço de exposição eventualmente associado à parte arqueológica e uma zona com equipamentos desportivos de manutenção.

Já no que diz respeito à capela de São Bartolomeu, o objetivo passa por lhe dar uma “vivência de miradouro”, num arranjo que inclui o prolongamento da escadaria.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.