Produção e custos na Construção desaceleraram em abril

O Índice de Produção na Construção diminuiu 5,5 por cento em abril, após uma redução de 1,2 por cento em março.

Os índices de emprego e de remunerações, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registaram ambos variações homólogas negativas de 2,0 por cento e 7,9 por cento, respetivamente, tendo registado no mês anterior variações de 0,3 por cento e 0,0 por cento.

Face a março, o índice de emprego registou uma queda de 2,1 por cento e o índice de renumerações uma queda de 7,6 por cento.

O segmento da Construção de Edifícios do Índice de Produção na Construção registou uma redução de 4,9 por cento em abril, tendo registado uma diminuição de 0,5 por cento no mês anterior. Já o índice do segmento de Engenharia Civil recuou 6,5 por cento, sendo que em março tinha assinalado uma variação negativa de 2,1 por cento.

Custos de construção desaceleram para uma variação homóloga de 0,4%

O INE também divulgou os dados de abril referentes ao Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), que registou um aumento de 0,4 por cento em abril, menos 1,3 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior.

O ICCHN revelou que o preço dos materiais e da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações homólogas de 0,8 e de -0,1 por cento. No mês anterior, o preço do materiais tinha aumentado 1,3 por cento e o custo da mão de obra 2,3 por cento.

Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de -0,7 por cento em abril, o custo dos materiais registou uma variação negativa de 0,2 por cento e o custo da mão de obra diminuiu 1,5 por cento.

O INE referiu ainda que “a componente de mão de obra contribuiu com -0,6 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, tendo sido a contribuição dos materiais de -0,1 p.p.”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.