Produção na construção cresceu 5,4% em setembro

Fotografia: Josh Olalde_Unsplash

A produção na construção registou um aumento homólogo de 5,4 por cento em setembro, desacelerando face ao crescimento de 6,3 em agosto, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a evolução do índice de produção na construção traduziu comportamentos semelhantes dos segmentos que o compõem. A construção de edifícios desacelerou (0,8 pontos percentuais) para um crescimento de 4,2 por cento e a engenharia civil desacelerou (-1,0 pontos percentuais) para 7,3 por cento.

Ainda em setembro, o emprego cresceu 5,0 por cento e as remunerações avançaram 11,8 por cento, após subidas de 5,2 e 12,7 por cento, no mês anterior, pela mesma ordem.

Já as taxas de variação mensal do emprego e das remunerações situaram-se em 0,1 e -3,0 por cento, respetivamente (0,3 e -2,3 por cento em setembro de 2022).

Custos de construção de habitação nova aumentaram 2,1%

Os custos de construção de habitação nova em setembro aumentaram 2,1 por cento em termos homólogos, menos 0,3 pontos percentuais que em agosto, segundo uma estimativa divulgada pelo INE.

Em comunicado, o instituto estatístico disse ainda que em setembro o preço dos materiais desceu 1,7 por cento face ao mesmo mês de 2022, contra uma variação negativa de 0,7 por cento registada no mês anterior.

O custo da mão-de-obra subiu 7,5 por cento em setembro face ao mesmo mês de 2022, mais 0,7 pontos percentuais que em agosto (6,8 por cento).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.