Produção na construção acelera para 2,2% em janeiro

A produção na construção apresentou um aumento homólogo de 2,2 por cento em janeiro, acelerando face aos 0,6 por cento verificada em dezembro passado, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de produção na construção “aumentou 2,2 por cento em termos homólogos, taxa superior em 1,6 pontos percentuais à observada em dezembro” passado, esclareceu o INE, adiantando que o emprego e as remunerações, por seu lado, tiveram um aumento homólogo de 2,5 por cento e 10,6 por cento, respetivamente, contra as subidas de 2,2 por cento e 5,8 por cento no mês anterior, pela mesma ordem.

Em termos homólogos, o índice de produção na construção acelerou em janeiro face a dezembro do ano anterior, tendo ambos os segmentos (Construção de Edifícios e Engenharia Civil) contribuído para o aumento observado.

A Construção de Edifícios acelerou 1,7 pontos percentuais, para um crescimento de 3,1 por cento em janeiro, enquanto a Engenharia Civil passou de uma queda de 0,6 por cento, para uma subida de 0,9 por cento no mês em análise, segundo o INE.

Em janeiro, os índices de emprego e de remunerações registaram aumentos homólogos de 2,5 por cento e 10,6 por cento, respetivamente, contra crescimentos de 2,2 por cento e 5,8 por cento no mês anterior.

“A atualização do salário mínimo em janeiro, com um aumento de 7,8 por cento, terá influenciado significativamente a evolução das remunerações neste período”, justificou o instituto.

As taxas de variação mensal do emprego e das remunerações situaram-se em 1,0 por cento e -16,2 por cento, respetivamente, ao passo que em janeiro de 2022 subiram 0,6 por cento e caíram 19,9 por cento, pela mesma ordem.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.