Ordem dos Engenheiros inaugura nova delegação em Beja

Fotografia: Ordem dos Engenheiros – Região Sul

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) inaugurou uma nova delegação no distrito de Beja, com a presença do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, do presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e do presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, António Carias de Sousa.

“Localizada em Beja, esta nova delegação traduz os esforços contínuos da Ordem para fortalecer a sua presença no território e reforçar o suporte aos seus cerca de 500 associados”, lê-se no comunicado enviado à redação.

“Esta expansão, representa mais um passo significativo na consolidação da presença da Ordem no distrito, visando estabelecer uma ligação ainda mais próxima com os profissionais de engenharia da região de Beja e na área geográfica envolvente, bem como, apostar na proximidade aos profissionais, que formados em engenharia ainda não estejam a usufruir das vantagens de pertencer a esta associação profissional”, referiu a Ordem dos Engenheiros.

A cerimónia serviu ainda para assinalar a celebração de um protocolo entre a Ordem dos Engenheiros – Região Sul e a Câmara Municipal de Beja com vista à criação de uma bolsa de engenheiros para colaborarem diretamente com a autarquia e dar resposta às necessidades e objetivos de crescimento e desenvolvimento do município.

Na inauguração da nova delegação, o presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Sul, António Carias de Sousa, destacou a importância destes “dois marcos significativos para o distrito de Beja”: “o protocolo e a abertura desta nova delegação reafirmam o compromisso da Região Sul em fortalecer os laços com a comunidade engenheira da região”, considerou.

“O distrito de Beja é um vasto território que se alonga por 14 municípios e centenas de quilómetros. Mas estamos aqui, hoje, para assinalar o primeiro passo na redução desta distância e para estreitar os vínculos existentes entre a Ordem, os seus membros e comunidades locais. O que estamos a fazer no distrito é pôr em prática aquilo que prometemos aos nossos membros: proximidade”, referiu ainda o presidente da OERS durante a sua intervenção.

“Chegámos aqui, em primeiro lugar por missão, identidade e compromisso, mas também por vocação, com o objetivo de apoiar os membros da região de Beja, cultivar e enobrecer a engenharia”, destacou por seu lado o coordenador da Comissão Instaladora, Jacinto Franco.

O protocolo assinado irá permitir a criação de uma bolsa de engenheiros para colaborarem diretamente com o município em ações de formação, prestação de apoio técnico e científico, bem como na prestação de assessoria na apreciação de processos para uma aprovação mais rápida e eficiente.

Paralelamente, a presença da Ordem dos Engenheiros no distrito de Beja visa igualmente a facilitação do processo de inscrição de novos membros, oferecendo orientação e apoio durante o processo de filiação.

Na nova delegação vão ser desenvolvidas atividades de promoção da Engenharia, empreendedorismo, formação contínua e de especialidade, visitas técnicas, conferências, eventos de networking e partilha de know-how, entre outros.

A equipa de gestão desta nova delegação será constituída por uma Comissão Instaladora composta por um coordenador, Jacinto Manuel Cristina Franco, e dois adjuntos, Paula Alexandra Sarmento e Silva e Luís Eduardo Perfeito Santa Maria.

A nova delegação de Beja está disponível para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, entre as 17 e as 20 horas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.