Obras de meio milhão de euros requalificam duas escolas em Ponte da Barca

As escolas básica e secundária Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, com cerca de mil alunos, vão sofrer obras de requalificação nas cantinas e refeitórios, orçadas em meio milhão de euros, anunciou o presidente da Câmara.

Contactado pela agência Lusa a propósito do anúncio da empreitada, o autarca Augusto Marinho explicou que “a intervenção vai ser lançada a concurso público”, confirmando “que está a aprovação da candidatura apresentada pela autarquia ao Programa Operacional Regional do Norte 2020”.

Questionado sobre o arranque da intervenção, o autarca escusou-se a apontar prazos, frisando que a “preocupação do município é que os trabalhos se realizem com o menor transtorno para a comunidade escolar, aproveitando os períodos de pausas letivas”.

Augusto Marinho adiantou que nas duas escolas, com mais de 30 anos, “as obras vão focar-se na beneficiação e conservação do edifício onde se localizam a cozinha e o refeitório” e que no caso da secundária será ainda intervencionado o pavilhão polivalente.

Segundo o autarca de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, “as cozinhas e refeitórios das duas escolas encontram-se em muito mau estado de conservação”.

“É uma intervenção urgente, dado o estado obsoleto destes espaços e equipamentos. O objetivo é melhorar as condições de higiene e salubridade, designadamente a substituição do seu equipamento e disposição espacial”, especificou.

As obras visam ainda melhorar “o comportamento acústico e energético daqueles espaços, de modo a potenciar a sua eficiência, bem como ao nível da iluminação interior e mobiliário de apoio”.

Vão ser feitas intervenções, também, nas áreas complementares, tais como sala de pessoal da cozinha e respetivos vestiários.

Estão ainda previstas intervenções de conservação e manutenção dos espaços exteriores de ambas as escolas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.