Obras licenciadas para habitação estabilizam em agosto

As obras licenciadas pelas autarquias para habitação estabilizaram nos primeiros oito meses deste ano em termos homólogos, enquanto os fogos novos licenciados aumentaram 1,6 por cento e o consumo de cimento subiu 2,1 por cento.

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “até ao final do mês de agosto de 2022 assiste-se a uma estabilização no número de obras licenciadas pelas câmaras municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais, verificando-se uma variação de apenas -0,1 por cento em termos homólogos”.

Já no que concerne ao número de fogos licenciados em construções novas, regista-se um acréscimo homólogo de 1,6 por cento, para um total de 20 258 habitações novas licenciadas desde o início do ano.

Nos primeiros oito meses de 2022, os dados da AICCOPN apontam que foram consumidas 2 603 milhares de toneladas de cimento no mercado nacional, o que traduz um aumento de 2,1 por cento, face ao mesmo período do ano passado.

Relativamente ao novo crédito para aquisição de habitação concedido pela banca, nos primeiros oito meses do ano foi de 10 926 milhões de euros, o que corresponde a uma subida homóloga de 11,4 por cento.

Em agosto, o valor mediano da avaliação de habitação para efeitos de concessão de crédito fixou-se em 1 414 euros por metro quadrado, em resultado de taxas de crescimento homólogo de 16,3 por cento nos apartamentos e de 14,1 por cento nas moradias.

Analisando a evolução na Área Metropolitana do Porto, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em agosto de 2022 foi de 6 728, o que traduz um aumento de 3,8 por cento face aos 6 480 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 28 por cento eram de tipologia T0 ou T1, 25 por cento de tipologia T2, 38 por cento de tipologia T3 e nove por cento de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 14,6 por cento em agosto.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.