Obras na Escola de Cernache em Coimbra custaram 3ME

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

As novas instalações da Escola Básica de Cernache foram inauguradas, após um investimento superior a três milhões de euros, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e pela vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz.

O investimento permitiu requalificar o antigo edifício e construir um novo, de raiz, de forma a possibilitar ao equipamento escolar incluir valência de Jardim de Infância (duas salas), de 1º ciclo do Ensino Básico (seis salas), bem como um refeitório com cozinha para confeção própria, uma sala polivalente, uma biblioteca e vários gabinetes de apoio e de atendimento, e ainda um campo para a prática desportiva.

“A intervenção incluiu a reabilitação do antigo edifício e a construção de outro, totalmente novo, implantado num terreno de quatro mil metros quadrados adquirido pela Câmara Municipal”, lê-se em comunicado divulgado pela autarquia.

No edifício existente, no rés-do-chão, foram beneficiadas salas de aula com área destinada à educação plástica integrada, instalações sanitárias para alunos, para o pessoal docente e casa de banho de mobilidade condicionada, copa de apoio e arrumos. No primeiro piso, foram criados três gabinetes de apoio à atividade letiva.

No edifício criado de raiz, foram construídas, no rés-do-chão, duas salas de atividades para Jardim de Infância, uma sala polivalente, um refeitório, uma cozinha com confeção própria, arrumos de apoio, vestiários e instalações sanitárias para pessoal não docente, gabinete de atendimento, sala de pessoal e arrumos. No primeiro piso, existem quatro salas de aulas com a respetiva área destinada à educação plástica, sala dos professores, dois gabinetes de trabalho, a biblioteca, instalações sanitárias para alunos, docentes e pessoas com mobilidade condicionada e arrumos diversos.

“A comunicação entre a construção antiga e a nova foi feita por elementos de betão (rampas, bancadas, palas) e foi construído um campo para a prática desportiva”, refere a mesma nota. No sentido de garantir o melhor enquadramento urbano e promover a relação de complementaridade com a escola, foi construído um novo arruamento de acesso à escola e estacionamento de apoio, acrescentou a Câmara Municipal de Coimbra.

No global, é um investimento superior a três milhões de euros, tendo a obra sido consignada por 2 376 363,48 euros (sem IVA) à empresa Isidovias – Investimentos, Lda., a 27 de julho de 2022. No final, e ainda de forma provisória, aferiu-se na revisão de preços o valor de 349 425,61 euros. A estes montantes, acresce o custo do projeto, da fiscalização e da aquisição de terreno (180 mil euros), o que, ao todo, indica que as novas instalações da Escola Básica de Cernache contaram com um investimento de 3 162 807,20 euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.