Obra de 8,4ME no IC2, entre Alcobaça e Rio Maior, arranca sábado

A beneficiação do Itinerário Complementar (IC) 2, entre Asseiceira e Freires arranca a 15 de janeiro e vai obrigar ao condicionamento do trânsito na via, informou a Infraestruturas de Portugal, responsável pela obra de 8,4 milhões de euros.

A empreitada para a execução das obras de beneficiação do troço do IC2, entre Asseiceira, no concelho de Rio Maior, no distrito de Santarém, e Freires, no concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, “foi consignada no passado dia 3 de janeiro”, informou a Infraestruturas de Portugal, acrescentando que, para “dar seguimento aos trabalhos preparatórios da empreitada, será necessário implementar condicionamentos à circulação automóvel no próximo sábado, dia 15”.

A empreitada envolve um investimento superior a 8,4 milhões de euros e inclui, segundo a IP, a reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, bem como a beneficiação global do sistema de drenagem da via e a reformulação de cinco intersecções de nível, com construção de rotundas que substituirão os atuais cruzamentos.

Trata-se de um investimento “no reforço da segurança e condições de mobilidade dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”, referiu a Infraestruturas de Portugal em comunicado divulgado.

A Infraestruturas de Portugal anunciou em dezembro de 2021 que o arranque da empreitada, com cerca de 20 quilómetros tinha obtido visto prévio do Tribunal de Contas e que as obras teriam início este mês, sendo o prazo de execução de 450 dias.

O anúncio foi feito quando o Movimento Marcha Lenta do IC2 preparava um protesto reivindicando o início das obras, reclamadas há décadas e cujo adiamento motivou a realização de várias manifestações de automobilistas que se queixam do mau estado do piso.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.