Nova edição de curso de BIM em outubro

As universidades do Minho, do Porto e de Lisboa estão a organizar a 20ª edição do curso BIM, que decorrerá entre 3 de outubro e 26 de janeiro de 2024.

“Building Information Modelling (BIM) é um conceito inovador com aplicabilidade na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção que assenta numa metodologia de partilha de informação entre todos os intervenientes, durante as diversas fases do ciclo de vida de um edifício”, lê-se na página online do curso.

De acordo com a organização do curso, o BIM materializa-se usualmente num modelo digital tridimensional, acessível através de software, que contém dados sobre as suas características geométricas, propriedades e atributos. Daí advêm várias vantagens para as fases de conceção, projeto, construção e operação, em que são criados desafios nas formas de relação entre intervenientes e nas trocas de informação.

“Para a rápida adoção desta metodologia na prática profissional torna-se premente a necessidade de profissionais com competências adequadas à sua aplicação”, refere a organização. Assim, será iniciado um curso de formação especializada, destinado a formar BIM-Managers, aberto a profissionais, mas também a estudantes de engenharia e arquitetura.

O programa geral conta com as temáticas seguintes:

  • Introdução ao BIM
  • Modelação paramétrica
  • Interoperabilidade
  • Normalização BIM
  • BIM na arquitetura
  • BIM na engenharia de estruturas
  • BIM nas instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas
  • BIM na construção e gestão de edifícios
  • Implementação e coordenação BIM

O curso decorre em modalidade B-Learning, sendo a maioria das sessões online e algumas sessões híbridas (presencial/online).

O curso, de 90 horas (28 horas de formação teórico-prática e 62 horas de formação prática aplicada), desenvolve-se durante oito semanas e contempla, de uma forma genérica, blocos de dois dias por semana.

Ao fim do curso podem ser gerados dois diferentes tipos de certificação:

  • Certificado com indicação de nível de aproveitamento no curso, para formandos que desenvolvam o trabalho prático
  • Certificado de presença, sem indicação de obtenção de aproveitamento no curso, para formandos que não desenvolvam o trabalho prático

Os trabalhos práticos são desenvolvidos em grupo e serão objeto de apresentação oral e avaliação na nona semana do curso. Para realização dos trabalhos, os formandos terão à sua disposição licenças académicas das principais aplicações BIM disponíveis no mercado.

Uma vez que o CursoBIM está acreditado pelo sistema de acreditação de formação contínua da Ordem dos Engenheiros, todos os formandos que sejam membros da OE receberão um certificado adicional neste contexto sem qualquer custo adicional.

As inscrições encontram-se abertas, podendo ser efetuadas através da página online do curso.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.