Matosinhos e IP avançam com construção de passagem sobre a A28

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal (IP) assinaram um acordo de gestão para a construção de uma passagem superior sobre a Autoestrada 28 (A28) para ligar a Barranha e a Cruz de Pau.

No acordo, válido por 20 anos, fica estabelecido que a autarquia, do distrito do Porto, é a dona da obra, competindo lançá-la, geri-la, executá-la e fiscalizá-la, segundo proposta aprovada na última reunião privada do executivo municipal.

O município é, ainda, responsável pelas expropriações que “eventualmente” se mostrem necessárias, refere a proposta.

À IP, que aprovou o projeto, cabe-lhe autorizar o início das obras e os licenciamentos rodoviários.

O projeto prevê a execução de uma passagem superior sobre a A28 que permite a ligação rodoviária entre a Barranha e a Cruz de Pau, num investimento de 3,8 milhões de euros.

A empreitada engloba a realização de um novo arruamento com cerca de 500 metros, uma passagem superior sobre a A28 com cerca de 42 metros de vão e a demolição/reposição da bancada do topo norte do Estádio do Mar.

O novo arruamento inicia-se junto à EB Estádio do Mar, serve a entrada do topo norte do Estádio do Mar e o Pavilhão dos Desportos, com a consequente reformulação da zona de parqueamento, e termina numa nova rotunda na ligação com a rua da Barranha.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.