Da Manutenção Preventiva à Gestão Sustentável de Edifícios

O conceito de Manutenção, numa perspetiva de Engenharia Civil, encontra-se ainda muito focado nos equipamentos. Deste modo, considera-se relevante a sistematização de informação na área da construção civil para as componentes estrutural e não estrutural dos edifícios, que apresentam normalmente uma vida útil de cerca de cinquenta anos ou mais (que representa pelo menos o dobro do tempo relativamente à dos equipamentos).

Pretende-se, nesta obra, apresentar as linhas orientadoras para a criação de um Manual de Manutenção Preventiva de Edifícios na vertente da construção civil, considerando edifícios com menos de sessenta anos, e usualmente com estrutura em betão armado. Efetua-se igualmente uma abordagem de estratégias de sustentabilidade na Manutenção e analisa-se a forma de conseguir edifícios mais saudáveis a partir da sua Manutenção.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.