Lisboa lança concurso para cerca de 30 fogos de habitação municipal

A Câmara de Lisboa lançou um concurso para a construção de cerca de 30 fogos de habitação municipal na freguesia de São Vicente, projeto que deverá custar mais de cinco milhões de euros.

“O concurso surge integrado na estratégia de habitação do atual executivo – assente na reabilitação urbana – que assume como prioridade o aumento do parque habitacional municipal destinado ao arrendamento, tanto no âmbito das rendas apoiadas, como das rendas acessíveis”, afirmou em comunicado a autarquia.

O edifício ficará situado na área de reabilitação urbana da Quinta do Ferro, na Rua da Verónica, “contribuindo para realojar moradores atualmente a viver em circunstâncias precárias, acudindo-se às urgências habitacionais na zona”.

“Destaca-se o novo olhar para a problemática urbanística, habitacional e social da Quinta do Ferro, bem como uma nova política de contratação pública, através de concursos abertos a todos os projetistas, assentes em critérios de qualidade do projeto”, acrescentou a Câmara de Lisboa.

A intervenção será candidatada a financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e terá “como mote os valores da Nova Bauhaus Europeia”, baseados na “sustentabilidade ambiental, estética e inclusão”.

A elaboração do projeto tem um custo estimado de 270 mil euros e a obra de 4,7 milhões de euros, acrescentando, em ambos os casos, o valor do IVA.

Segundo a autarquia, já foram realojados até ao momento 13 moradores, que estão a habitar temporariamente em apartamentos arrendados pela câmara enquanto decorre este processo.

A obra deverá estar concluída dentro de três anos, passando os moradores nessa altura para o novo edifício.

O documento publicado em Diário da República informa que as candidaturas podem ser apresentadas até 19 de abril e os critérios de adjudicação são a integração na envolvente (25 por cento), a identidade e qualidade global da solução arquitetónica (25 por cento), a adequalidade do programa preliminar (25 por cento) e a racionalização das soluções construtivas e sustentabilidade (25 por cento).

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/02/035/415030379.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.