Ligação ribeirinha entre Loures e Vila Franca de Xira concluída em 2023

A Câmara de Loures estima concluir durante o primeiro semestre de 2023 o troço do percurso ribeirinho que irá ligar o município ao de Vila Franca de Xira, num investimento de 11 milhões de euros.

O lançamento do concurso para a construção do percurso ribeirinho entre Santa Iria da Azóia e a foz do Trancão, num comprimento de cerca de seis quilómetros, decorreu no início do mês.

“Finalmente vamos dar início a esta obra, prometida em 2017 e que se foi adiando. Mesmo numa conjuntura difícil, arregaçamos as mangas”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

Segundo explicou o autarca, a obra prevê a construção de um passadiço pedonal e ciclável, assegurando a continuidade do sistema de mobilidade urbana sustentável ao longo do rio Tejo, entre os municípios de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa.

O percurso, acrescentou, irá desenvolver-se sobre estacaria de madeira, permitindo a fruição da paisagem do rio Tejo, “ao mesmo tempo que promove e divulga os valores de fauna e flora ali presentes”.

Ao longo do percurso existirão sete pontos de paragem e descanso, ensombrados com ripado de madeira e equipados com bancos. Em toda a extensão do traçado haverá igualmente sinalética informativa.

“Esta é uma obra determinante para aproximar as pessoas do rio, proporcionando finalmente a milhares de cidadãos – em particular, aos habitantes das zonas de Sacavém, Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia – uma ligação com a frente ribeirinha do concelho de Loures há muito desejada”, sublinhou Ricardo Leão.

O investimento previsto para a execução desta obra é de cerca de 11 milhões de euros, sendo que a Câmara de Loures irá beneficiar de um financiamento comunitário, ao abrigo do POR Lisboa 2020, de dois milhões de euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.