Licenciamentos de construções novas aumentam 3,4% até agosto

Os fogos licenciados em construções novas aumentaram 3,4 por cento nos primeiros oito meses do ano e as licenças emitidas para construção nova ou reabilitação para habitação diminuíram 11,8 por cento.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação, da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), ao nível do licenciamento municipal, até agosto, “verificou-se uma diminuição de 11,8 por cento, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais”.

Já em relação “ao número de fogos licenciados em construções novas, regista-se um crescimento de mais 3,4 por cento, em termos homólogos, o que traduz um total de 21 225 alojamentos”, referiu.

A AICCOPN lembrou que até ao final do mês de agosto de 2023, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 0,7 por cento, em termos homólogos acumulados, para 2,62 milhões de toneladas.

A associação disse ainda que o novo crédito à habitação até ao mês de agosto “totalizou 12 392 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 13,3 por cento, em termos homólogos”, sendo que “quanto à evolução da taxa de juro implícita no crédito à habitação, verifica-se uma subida de 3,08 pontos percentuais, para 4,09 por cento, em agosto”.

Neste mês, no valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancário, “apurou-se uma valorização de 8,8 por cento, em termos homólogos, em face de variações de 8,2 por cento nos apartamentos, e de 6,3 por cento nas moradias”.

A associação analisou a evolução do mercado na Madeira, destacando que, “o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em agosto, foi de 1 119, o que traduz um aumento de 24,3 por cento, face aos 900 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores”.

No que diz respeito “ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 23,7 por cento em agosto”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.