Japoneses constroem barragem com recurso a robôs

A empresa de construção japonesa Obayashi está a construir uma barragem utilizando quase só robôs, como forma de combater a falta de mão de obra de construção no país.

A barragem de betão tem 84 metros de altura e 334 metros de largura e está a ser construída com gruas controladas remotamente que despejam o betão em divisórias de 15 metros quadrados para construir a barragem por camadas. As gruas são operadas pelos trabalhadores apenas por questões de segurança, mas estas são capazes de trabalhar sozinhas.

Os robôs pulem cada junta de betonagem para criar uma união estanque com as subsequentes e, de seguida, levantam a cofragem conforme a estrutura ganha altura. A conclusão da construção está prevista para março de 2023.

A Obayashi disse que o projeto piloto de robótica aumentou a produtividade em cerca de 10 por cento, uma vez que ainda precisa de trabalhadores no local para monitorizar e orientar algumas das máquinas. A empresa planeia adquirir mais know-how para eventualmente reduzir a quantidade de mão de obra necessária.

“Eventualmente, seremos capazes de reduzir o tempo de construção em 30 por cento”, revelou o chefe da unidade de tecnologia de barragens de Obayashi, Akira Naito.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.