ISEC vai capacitar docentes em programas de modelação de obras

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai capacitar os seus docentes na utilização de programas de alta tecnologia para as áreas das engenharias, da construção e do orçamento de obras.

Segundo o estabelecimento de ensino superior, a iniciativa resulta do acordo assinado com a empresa tecnológica ACCA Software, com sede em Itália, e que irá fornecer 20 licenças académicas em softwares que vão desde projeto arquitetónico, planeamento de obras e realidade virtual à deteção de interferências de modelos BIM, pontes térmicas e instalação fotovoltaica.

“Estamos a antecipar aquilo que será o futuro do setor das engenharias e da construção civil. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos professores sobre novas metodologias de trabalho e softwares de última geração”, afirmou o presidente do ISEC, Mário Velindro.

Segundo o responsável, este acordo vai também possibilitar aos estudantes “a experiência de, ainda nas salas de aula, trabalharem com tecnologia de ponta, a qual já está a ser utilizada por muitas empresas europeias”.

O ISEC está “totalmente apostado no processo de inovação na área das novas tecnologias, antevendo a necessidade de recurso à tecnologia BIM já utilizada em países como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália”, acrescentou Mário Velindro.

“Estamos a antecipar algo que ainda não é obrigatório, mas que, pela sua utilidade inquestionável para a engenharia, será, certamente, num futuro próximo”, sublinhou.

A representante da tecnológica, Lia Biígida Marra, realçou que os softwares da ACCA “já são utilizados por centenas de milhares de engenheiros na maioria dos países europeus em cada fase do ciclo de vida de uma obra: do desenho arquitetónico ao orçamento e planeamento de obras, passando pelo cálculo estrutural, segurança, instalações, eficiência energética, fontes renováveis ou plataformas colaborativas BIM”.

Os professores e alunos do ISEC terão acesso gratuito a todas as suas soluções BIM-Building Information Modeling (ou Modelagem de Informações de Construção), através das quais é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção.

“Acompanhamos os nossos parceiros em todo o processo de implementação da metodologia BIM no meio académico, e convidamo-los a participar nos eventos que organizamos, onde são apresentados os trabalhos e os projetos desenvolvidos”, referiu Lia Brigida Marra.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.