Investimento em Construção recupera no 4º trimestre de 2022

O investimento em construção e o valor acrescentado bruto (VAB) do setor da Construção registaram aumentos de 0,8 e 0,7 por cento respetivamente, em 2022, em termos homólogos.

No documento sobre a Conjuntura da Construção, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) indicou que, ao analisar os dados referentes ao quarto trimestre, observa-se uma recuperação do investimento em construção e do VAB do setor, face ao trimestre precedente, apurando-se um aumento de 3,3 e 2,3 por cento, respetivamente.

Relativamente ao licenciamento total de obras de edificação e reabilitação no ano de 2022, este aumentou dois por cento na área licenciada em edifícios residenciais e de 13,9 por cento nos edifícios não residenciais.

A associação indicou que ao nível do licenciamento de fogos em construções novas assistiu-se a um crescimento de cinco por cento, para 29 924, o que corresponde ao melhor registo desde 2008.

Em relação ao montante dos novos empréstimos concedidos aos particulares para aquisição de habitação, a AICCOPN precisou que este registou uma subida de 5,8 por cento, em termos homólogos, para um total de 16 153 milhões de euros.

“Ao nível da avaliação bancária na habitação, em janeiro de 2023, manteve-se a trajetória de forte valorização, apurando-se uma valorização de 14,9 por cento face a igual mês do ano anterior, em resultado de variações de 16,4 por cento nos apartamentos e de 11,1 por cento nas moradias”, lê-se no documento divulgado pela associação setorial.

Para a AICCOPN, no mês de janeiro de 2023 o mercado das obras públicas foi positivo, quer no que concerne aos concursos de empreitadas de obras públicas abertos, quer relativamente aos contratos de empreitadas de obras públicas objeto de celebração e registo no Portal Base.

O volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 651 milhões de euros, o que traduz um significativo aumento de 203 por cento face ao registado em janeiro de 2022.

De acordo com a associação, relativamente ao volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados no mês de janeiro e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de fevereiro, o mesmo situou-se em 180 milhões de euros, o que representa uma subida de 141 por cento, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.