A inovação como protagonista dos novos caminhos da construção

Fotografia: Grupo Casais

O setor da construção está em permanente mudança. Identificam-se vários pontos em que existe ainda a necessidade de alterar práticas e processos, mas estão já a acontecer alterações fruto de dinâmicas internas e externas. Alguns fatores em termos de contexto económico, bem como os conflitos que estão a decorrer no mundo e as próprias alterações climáticas, têm contribuído para diferentes visões e para estas mudanças, mas também se verificam motivações internas para tal, como as questões que vivemos no nosso país em termos de habitação.

Estes pontos tornam, assim, o setor cada vez mais desafiante, o que leva os seus profissionais a procurar soluções que possam ser mais ágeis, eficazes, mas também mais sustentáveis.  A capacidade de rápida adaptação, bem como a antecipação de riscos e a gestão de incertezas, são habilidades indispensáveis em direção de obra.

Por todas estas questões, estamos, no Grupo Casais, a trabalhar naquele que acreditamos ser o caminho para a transição verde no setor e para uma aposta consistente na sustentabilidade. Temos o foco de criar impacto positivo na sociedade, o que se traduz em várias dimensões, nomeadamente na construção, talento, sustentabilidade, através de práticas inovadoras e da tecnologia. Desenvolvemos o conhecimento e experiência necessários para colocar em prática condições mais favoráveis ao setor, através da construção modular e industrialização, que é uma unidade produtiva de um setor estratégico, pois os edifícios são responsáveis por 42 % do consumo energético e um terço das emissões. (...)

Por António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais

Artigo completo na Construção Magazine nº119 jan/fev 2024, dedicada ao tema 'A Qualidade da Construção'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.