Impacto dos Passaportes Digitais dos Produtos em análise na FEUP

O Instituto para a Construção Sustentável está a promover, em colaboração com a Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a BuildingSMART Portugal, um workshop sobre “Passaportes Digitais dos Produtos”, com foco no setor da construção.

O workshop vai decorrer no próximo dia 21 de novembro, às 17h30, na sala B032 da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Ao longo do evento vão estar em análise temas como os desenvolvimentos, desafios e a implementação em Portugal dos passaportes digitais dos produtos, o papel destes passaportes digitais no setor têxtil, a sua relação com o openBIM e com o setor da construção.

“O desenvolvimento sustentável é o grande objetivo a cumprir nas próximas décadas segundo entidades como as Nações Unidas (UN) e a Comissão Europeia, através de ferramentas como a capacitação para a melhor utilização de produtos. A nova versão do regulamento Ecodesign cria um enquadramento que permite esta capacitação e racionalização, onde os Passaportes dos Produtos são os instrumentos que viabilizam e potenciam o desenvolvimento sustentável”, lê-se em comunicado divulgado pela organização.

Neste evento pretende-se dar nota das ações que estão a ser desenvolvidas a nível comunitário e nacional relativamente aos Passaportes dos Produtos, concretamente para os Produtos da Construção, e ainda sensibilizar diferentes agentes, designadamente os técnicos que desenvolvem atividade no setor da construção e profissionais ligados ao ambiente, digitalização e sustentabilidade para os Passaportes Digitais de Produtos.

Serão ainda apresentadas as perspetivas para os novos regulamentos e a visão estratégica das etapas para uma implementação diligente destes Passaportes Digitais.

As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.

Programa

17h15 – Receção aos participantes

17h30 – Abertura
Instituto para a Construção Sustentável

17h40
“How will the change in EU Regulations and arrival of Digital Product Passports affect construction” – Lars Fredenlund / Cobuilder

18h00
“Passaportes Digitais dos Produtos no setor Têxtil” – João Oliveira / CITEVE

18h10
“O openBIM e a sua relação com os Passaportes Digitais dos Produtos” – Miguel Azenha / BuildingSMART Portugal

18h20
“DatacoLAB e o papel das estruturas federadas de dados na Europa” – Ana Gonçalves, Diretora Desenvolvimento Produto / Data CoLAB

18h30
“Notas sobre a implementação dos PDP no setor da construção” – Pedro Mêda / ICS

18h45 – Debate

19h25 – Encerramento
Ordem dos Engenheiros da Região Norte

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.