IHRU vai reabilitar mais de 5 800 habitações até 2028

Fotografias: Portal da Habitação

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) apresentou o “Plano de Reabilitação do Património” com o principal objetivo de melhorar o bem-estar e o nível de conforto dos moradores dos seus bairros e simultaneamente beneficiar toda a comunidade envolvente da requalificação do território urbano.

De acordo com o instituto, a reabilitação do património do IHRU está em curso e até ao presente ano já foram reabilitadas mais de três mil habitações. “No ano de 2023 foram concluídas e estão em obra o correspondente a mais de 1 400 habitações e encontram-se ainda em projeto e em concurso para obra mais de 1 500 habitações”, lê-se em comunicado divulgado pelo IHRU.

Este plano de reabilitação vai entrar em 2024 numa segunda fase de implementação, de acordo com uma estratégia de priorização. Em primeiro lugar, avançará o processo de reabilitação de mais de 1 800 habitações de norte a sul do país. A seguir, ainda em 2024, serão iniciados os procedimentos para a intervenção em mais de quatro mil habitações, com prazos de execução até 2028.

As intervenções incidem na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como principais objetivos a promoção da eficiência energética e hídrica, a melhoria do conforto acústico, o reforço do sistema estrutural, a melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada e a renovação da imagem do edificado.

Enquadrado neste plano de requalificação do património, o IHRU celebrou um protocolo com o Município de Guimarães e com as Associações de Moradores do Bairro de São Gonçalo e Bairro da Emboladoura, que visa o novo modelo de gestão dos bairros, assente na implementação de uma política de proximidade procurando estabelecer uma interação direta entre o instituto, os municípios, e as associações de moradores dos bairros.

“Com estes protocolos vai ser possível garantir a manutenção futura dos espaços exteriores, a manutenção e reparação ligeira dos espaços comuns, dos espaços ajardinados e a capacitação dos gestores de lote”, referiu o instituto em comunicado.

A cerimónia de apresentação decorreu no Teatro Jordão, em Guimarães, e contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do IHRU, António Gil Leitão, da vice-presidente do IHRU, Filipa Serpa, da secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e dos presidentes das associações de moradores dos bairros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.