Gêmeos digitais, saneamento e gestão de ativos

Imagem: D.R.

No atual cenário de engenharia, dada a crescente demanda por soluções sustentáveis nas dimensões sociais, econômicas e ambientais, a otimização na gestão de ativos tem se posicionado como pilar essencial para entidades operadoras na prestação dos serviços do ciclo urbano da água. Confrontados com desafios de crescente complexidade, como escassez de recursos hídricos, tratamento de efluentes e proteção ambiental, requerem uma gestão estratégica do ciclo de vida dos ativos, com decisões orientadas no equilíbrio entre custo, risco e desempenho, nas dimensões de tempo e qualidade.

A eficácia na gestão de ativos é imperativa para uma concessionária de serviços de água, visando não apenas a prestação otimizada de serviços essenciais, mas também desempenhando um papel crucial na gestão sustentável de recursos hídricos para o presente e futuras gerações.

Neste contexto, destacaremos algumas das inovações tecnológicas, estratégias de engenharia e melhores práticas adotadas pela Aegea, que têm sido determinantes no modelamento da prestação de serviços de água e águas residuais. Ressaltaremos, ainda, alguns resultados alcançados com a combinação da gestão de ativos, BIM e Digital Twin nos projetos, implantação, operação e manutenção dos sistemas. (...)

Por Wagner Oliveira de Carvalho, gerente senior de Projetos da Aegea; doutorando em Engenharia de Território no Instituto Superior Técnico, Lisboa

Artigo compleoa na Construção Magazine nº117 set/out 2023, dedicada ao tema 'Digital Twin e o Ambiente Construído'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.