Famalicão investe 1,6 milhões na ampliação da Biblioteca Municipal

A câmara de Vila Nova de Famalicão anunciou que a Biblioteca Municipal da cidade vai ser remodelada e ampliada, num investimento de 1,6 milhões de euros. As obras deverão arrancar em maio e o prazo de execução é de um ano.

A biblioteca Camilo Castelo Branco vai ganhar novos espaços, com a criação de uma sala para audiovisuais, uma sala de leitura informal para estudo de grupos, uma nova área para albergar o espólio de Eduardo Prado Coelho e a ampliação da sala de leitura e outros serviços.

As obras de ampliação serão realizadas através da construção de um prolongamento do edifício no Parque de Sinçães, em direção à Casa das Artes, com ligações para circulação em vidro tratado do ponto de vista acústico e térmico.

“Para além das obras de ampliação, todo o edifício, que conta quase com 30 anos de existência, será remodelado, modernizado e adaptado às novas exigências tecnológicas”, lê-se em comunicado divulgado.

Para o presidente da Câmara, Paulo Cunha, a necessidade mais urgente prende-se “com o estado de degradação do edifício, que apresenta infiltrações e fissuras em diversos locais, sendo por isso necessário proceder à sua reabilitação”. O autarca sublinhou ainda que o edifício, em quase 30 anos, “nunca beneficiou de melhoramentos”.

Procurando adaptar o edifício às atuais necessidades do público, nesta intervenção será valorizada a receção no primeiro piso, revista a localização do fundo local aumentada a sala de leitura de adultos.

Serão ainda criados espaços de leitura de audiovisuais, de depósitos de livros, de cafetaria e de garagem do bibliomóvel.

A autoria do projeto de remodelação que agora ver ser operada pertence ao arquiteto João Eduardo Marta, o mesmo que assinou o projeto de construção do edifício, em 1988.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.