Estruturas de madeira e usufruto da natureza: passadiços de acesso ao Castelo da Lousã

A primeira “visita guiada” desta série de artigos [publicados na Construção Magazine] é ao Castelo da Lousã, situado a cerca de 30 quilómetros de Coimbra, no Centro de Portugal.

Trata-se de um local de enorme beleza, situada a cerca de 2 km do centro da vila da Lousã e que recentemente foi dotado de passadiços e escadas de acesso ao Castelo a partir da estrada que vem da vila (derivação da N236 que liga a Lousã a Castanheira de Pêra), e também na ligação entre o Castelo e as ermidas de Senhora da Piedade, padroeira da vila da Lousã.

Não sendo uma estrutura tão conhecida e espetacular como por exemplo os “Passadiços do Paiva”, ilustra de qualquer forma melhor uma estrutura que, ao mesmo tempo, permite o “usufruto da Natureza” em maior segurança em relação aos veículos automóveis, mas também “facilita a vida” a todos os visitantes do espaço patrimonial e garante uma melhor integração paisagística no contexto, quando comparado com estruturas à base de outros materiais, tais como o betão ou o aço.

(...)

Os passadiços em madeira representam uma solução estrutural cada vez mais usada sobretudo por entidades públicas, mas também cada vez mais por investidores privados e que atingiram um nível de aprovação geral por parte da sociedade portuguesa e dos muitos milhares de turistas que visitam Portugal todos os anos (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº109 mai/jun 2022

José Amorim Faria

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.