Empresa quer impulsionar a construção de pontes de madeira

Fotografia: Carmo Wood

A Carmo Wood, empresa dedicada à construção de pontes de madeira em Portugal e corresponsável pela projeção da ponte das Jornadas Mundiais da Juventude e pela construção da Ponte da Calçada de Carriche, tem uma parceria estratégica com o especialista em engenharia de pontes, professor Roberto Crocetti.

“Queremos seguir o exemplo de outros países do norte da Europa e viabilizar, tanto em Portugal como em Espanha, a construção de pontes em madeira ou mistas acima dos 50 metros de largura e centenas de metros de comprimento, tanto para acesso pedonal como para acesso rodoviário”, afirmou o administrador da Carmo Wood, João Figueiredo, citado em comunicado enviado à redação.

O administrador evidenciou também a determinação em avançar na complexidade e qualidade das pontes em madeira.

“Esta parceria estratégica representa um compromisso claro da Carmo Wood em elevar o padrão de excelência no setor, colocando Portugal e Espanha como líderes europeus neste campo”, acrescentou.

Fruto desta parceria, a Carmo Wood realizou uma formação exclusiva liderada pelo professor Roberto Crocetti, destinada aos mais de 20 engenheiros de projeto da empresa e a todos os engenheiros, arquitetos e profissionais do setor que quiseram participar.

Segundo a empresa, Roberto Crocetti, engenheiro estrutural sueco de renome, traz consigo mais de duas décadas de experiência dedicada à engenharia de madeira, com um foco particular em estruturas de longo vão, pontes, conexões e estruturas híbridas.

“Com um impressionante historial académico, Crocetti foi professor na Universidade de Tecnologia de Chalmers e na Universidade de Lund. Atualmente, é professor adjunto de estruturas híbridas baseadas em madeira na KTH, onde também desenvolve cursos relacionados com a engenharia estrutural, além de orientar teses de doutoramento em diferentes tipos de ligações de madeira”.

Além do seu trabalho académico, Roberto Crocetti é engenheiro estrutural na empresa de consultoria TBS, onde lida com projetos de estruturas de madeira, especialmente pontes de madeira, e projetos de P&D.

“A Suécia é um exemplo inspirador, com mais de três mil pontes em madeira”, destacou João Figueiredo que visualiza um futuro promissor para Portugal e Espanha neste domínio,” com a Carmo Wood bem posicionada para enfrentar os desafios do futuro, promovendo a sustentabilidade, inovação e excelência em engenharia de pontes em madeira”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.