Betão estrutural

A Construção Magazine dedicou o N.º 75 ao Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) que, naquele ano (2016), comemorava o seu cinquentenário. O dossier temático contou com artigos sobre: a vida e obra do Eng.º Júlio Ferry Borges; a história do GPBE; o ensino, a normalização e o projecto de estruturas de betão armado; a investigação em betão estrutural em Portugal; e a história da construção das pontes de betão em Portugal. Acabei de reler alguns destes textos e convido os leitores a fazerem o mesmo.

O presente número é dedicado ao Encontro Nacional de Betão Estrutural 2018 (BE 2018), organizado pelo GPBE, em conjunto com o Instituto Superior Técnico, o qual irá decorrer no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, de 7 a 9 de Novembro. De referir que, em estreita articulação com a Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas e a Construção Magazine, o GPBE decidiu publicar, na primeira, artigos científicos e, na segunda, artigos sobre realizações, selecionados de entre os 170 artigos aceites para apresentação oral no BE 2018.

O dossier temático conta, assim, com artigos sobre o projeto e a construção das barragens do Baixo Sabor e do Feiticeiro, em Portugal, a barragem de Laúca, em Angola, a estrutura do corpo central da basílica do Divino Pai Eterno, no Brasil, as diferentes soluções estruturais implementadas num edifício, em Lisboa, o projecto em betão estrutural do grande auditório da Nova SBE, em Carcavelos, e a concepção e projecto do novo hotel Savoy Palace, na Ilha da Madeira.

Espero que a leitura do dossier temático desperte nos leitores da Construção Magazine a vontade de participar no BE 2018, o qual pretende ser um fórum privilegiado de divulgação e discussão das realizações mais recentes e inovadoras na área do betão estrutural e de debate dos temas mais actuais, como a reabilitação urbana, as obras portuárias ou a ferrovia, contribuindo assim para estabelecer pontes entre delegados de diferentes nacionalidades (portugueses, espanhóis, brasileiros, angolanos, moçambicanos, entre outros) e entre investigadores, projectistas, construtores e outros técnicos ligados ao sector.

Por fim, deixo um apelo para que se façam sócios do GPBE, o grupo nacional da Federação Internacional do Betão (fib), tornando a delegação portuguesa mais forte e mais interventiva no seio da fib. Um GPBE reforçado passará a poder participar de forma mais efectiva na elaboração dos fib bulletins e, em particular, do fib Model Code. A transferência do conhecimento gerado nas universidades, no LNEC, nos gabinetes de projecto e nas empresas de construção nacionais para a fib contribuirá, sem dúvida, para a construção do prestígio internacional da Engenharia Portuguesa, beneficiando ainda a comunidade técnica e científica nacional do conhecimento gerado por todos os restantes países da fib, sendo esta afinal a razão primeira da criação do GPBE e da organização de dois em dois anos do Encontro Nacional de Betão Estrutural.

Eduardo Júlio

Diretor da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para eduardo.julio@tecnico.ulisboa.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.