Reabilitação e Construção em Aço

A Construção Magazine tem tido, desde sempre, a preocupação de trazer ao conhecimento dos seus leitores os temas mais relevantes da actualidade. Não raras vezes, desvendámos produtos e métodos inovadores, ainda no domínio da investigação científica e tecnológica, os quais, muito provavelmente, demorarão alguns anos, ou mesmo décadas, a estar disponíveis no mercado e a ser contemplados em normas. Os temas são sempre seleccionados com a preocupação de cobrirem de forma abrangente todo o sector da Construção, nomeadamente nos domínios da arquitectura, ambiente, acústica, estruturas, geotecnia, hidráulica, transportes, térmica, e urbanismo, entre outros, procurando ainda, dentro destes temas, focar todas as vertentes, desde a concepção de novas soluções até à reabilitação do espaço construído.

No presente número [72], decidimos dedicar o dossier a uma temática já anteriormente abordada, a Construção Metálica, mas adoptando uma nova abordagem, i.e., apresentando casos de obra. Neste âmbito, seleccionámos algumas estruturas metálicas de obras emblemáticas recentemente executadas em Portugal e nos mercados internacionalizados, nas quais a engenharia portuguesa esteve directamente envolvida.

Para o efeito, convidámos os seus autores a descrevê-las de forma sucinta. As obras seleccionadas foram o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa, a Nova Ponte Ciclável da 2ª circular em Lisboa, o Aeroporto Internacional Heydar Aliev, na cidade de Baku, no Azerbaijão, e o Museu do Louvre Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Simultaneamente, desafiámos um autor a apresentar uma retrospectiva de obras referentes a soluções estruturais para Pontes Ferroviárias e outro a debruçar-se sobre o fabrico e a montagem do Viaduto Ferroviário da linha Thénia Tizi-Ouzou na Argélia.

Como habitualmente, o dossier inclui ainda uma entrevista a um especialista da área, desta feita o Prof. António Reis.

Apesar de cientes de que não devemos julgar em causa própria, atrevemo-nos a afirmar que estamos bastante satisfeitos com o resultado final e desejamos que os leitores apreciem, pelo menos tanto como nós, o conteúdo e o formato inovador desta edição.

Editorial em co-autoria com Luís Calado

Eduardo Júlio

Diretor da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para eduardo.julio@tecnico.ulisboa.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.