Da Investigação ao Mercado: o CERIS, o ISISE e o CONSTRUCT

Este número da Construção Magazine é especificamente dedicado aos centros de investigação de Engenharia Civil.

Convidámos os três principais, nomeadamente o CERIS, sediado no Instituto Superior Técnico, o CONSTRUCT, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e o ISISE, sediado na Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, para nos darem a conhecer a sua organização interna, os projectos científicos mais relevantes e a interacção com o Ensino, a Indústria e a Sociedade.

O dossier temático está estruturado num conjunto de seis artigos, neste caso dois por cada um dos centros referidos, sendo um mais focado na componente de investigação científica e o outro mais direccionado para a ligação às empre­sas e o desenvolvimento de produto.

A abrir o dossier, contamos ainda com a habitual secção ‘Conversas’, na qual participaram os presidentes do CERIS, do CONSTRUCT e do ISISE, tendo sido discutido o papel dos centros de investigação na actual conjuntura, a sua relação com o mercado, a sua internacionalização, e um conjunto de outros aspectos importantes, como por ex. o impacto do DL 57/2016 de estímulo ao emprego científico.

Esperamos que a leitura seja do agrado dos nossos leitores e que a divulgação do que de melhor se está a produzir nos centros de investigação, na área da Engenharia Civil, contribua para promover o aprofundar de sinergias já existentes e a criação de novos laços entre as universidades, as empresas e os técnicos do sector da Construção.

Eduardo Júlio

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.