Edifícios licenciados diminuíram 6,7% no primeiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que foram licenciados 5826 edifícios no primeiro trimestre de 2020, o que corresponde a um decréscimo de 6,7 por cento, face ao mesmo período do ano anterior.

Os edifícios licenciados em construções novas diminuíram 3,8 por cento, depois de um aumento de 3,6 por cento no quarto trimestre de 2019. O licenciamento para reabilitação diminuiu 13,9 por cento, acentuando a queda de 1,5 por cento do trimestre anterior.

Segundo o INE, “numa análise mensal e tendo em conta a recente disponibilização dos dados de abril, os edifícios licenciados têm vindo a apresentar uma tendência decrescente desde janeiro de 2020, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (-0,9%). Esta descida acentuou-se a partir de março (-17,2%) e registou o seu valor mais baixo em abril (-29,8%)”.

Comparativamente com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados aumentou 1,0 por cento, tendo sido registado um aumento de 0,9 por cento no quarto trimestre de 2019. Já o número de edifícios concluídos decresceu 1,8 por cento, tendo assinalado um aumento de 7,3 por cento no último trimestre de 2019).

Do total de edifícios licenciados, 71,8 por cento eram construções novas e, destas, 75,9 por cento destinaram-se a habitação familiar.

Foram licenciados 414 edifícios para demolição, que corresponderam a 7,1 por cento do total de edifícios licenciados no primeiro trimestre.

As Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira foram as únicas a apresentar aumentos do número de edifícios licenciados, registando as taxas de 14,9 por cento e 7,3 por cento respetivamente. Todas as regiões do continente apresentaram variações homólogas negativas, destacando-se a Área Metropolitana de Lisboa e a região do Algarve, com as taxas de -15,6 por cento e -24,0 por cento, respetivamente.

Obras concluídas aumentaram

Nos primeiros três meses deste ano, o número total de edifícios concluídos registou um aumento homólogo de 15,8 por cento, tendo aumentado 17,6 por cento no quarto trimestre de 2019. Dos 4302 edifícios concluídos no primeiro trimestre de 2020, 75,6 por cento corresponderam a construções novas, das quais 76,4 por cento tiveram como destino a habitação familiar.

A Região Autónoma dos Açores e a região Centro apresentaram quedas nos edifícios concluídos de 1,8 por cento e 1,1 por cento, respetivamente. As restantes regiões apresentaram subidas homólogas, destacando-se a região do Algarve, com uma taxa de 42,2 por cento, a Área Metropolitana de Lisboa, com 41,2 por cento, e a Região Autónoma da Madeira, com 31,0 por cento.

As obras concluídas em construções novas em Portugal aumentaram 19,3 por cento face ao primeiro trimestre de 2019, enquanto as obras de reabilitação cresceram 6,2 por cento. Em comparação com o trimestre anterior, as obras concluídas para construções novas decresceram 0,3 por cento e as obras de reabilitação diminuíram 5,9 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.