Digital Twin: um catalisador da transformação digital na construção

Fotografia: D.R.

A atividade da construção é uma das mais antigas da nossa história coletiva, que tem evoluído ao longo dos séculos em linha com a capacidade de inovação e desenvolvimento que o mundo tem tido a capacidade de criar, em todas as suas atividades. No entanto, muitas vezes, a adoção da inovação neste setor é mais tardia do que nas atividades menos tradicionais.

Desde o início deste milénio temos vindo a assistir à tão famosa transformação digital, que através da introdução de múltiplas tecnologias e capacidades de processamento de dados permitiu mudar o paradigma da vida quotidiana das pessoas e das organizações e das múltiplas atividades de negócio que a suportam.

As atividades da construção e da gestão de ativos iniciaram mais tardiamente a adopção de novas tecnologias digitais nos seus processos nesta era da transformação digital. Tal facto permite ter uma visão mais madura sobre os caminhos de inovação a adotar, uma vez que esta transformação se vai consolidando noutras atividades.

Consideramos que a adoção generalizada da metodologia BIM é o principal vetor da transformação que está a ser introduzida e que será o catalisador crítico para a criação de capacidades digitais. A estruturação e harmonização da informação é fundamental para que se possa, em larga escala, criar soluções digitais que permitam construir de forma mais eficaz, segura, barata, aplicando menos recursos, e recursos esses menos danosos para o planeta. contribuindo para uma atividade mais sustentável, quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista ecológico. (...)

Por João Vaz da Silva, diretor da 3Maps

Artigo compleoa na Construção Magazine nº117 set/out 2023, dedicada ao tema 'Digital Twin e o Ambiente Construído'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.