Custos de construção de habitação nova sobem 2,5% em agosto

Os custos de construção de habitação nova em Portugal aumentaram 2,5 por cento em agosto, face ao período homólogo, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em agosto, “a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 2,5 por cento, taxa superior em 0,4 pontos percentuais à observada em julho”, lê-se no comunicado do INE.

Relativamente aos preços dos materiais, estes apresentaram uma variação de -0,7 por cento (-1,5 por cento no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 7,1 por cento, menos 0,1 pontos percentuais que em julho.

De acordo com o INE, o custo da mão de obra contribuiu com 2,9 pontos percentuais (3,0 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,4 pontos percentuais (-0,9 pontos percentuais em julho).

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão a chapa de aço macio e galvanizada, que apresentou um decréscimo de cerca de 25 por cento em termos homólogos, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, todos com descidas de cerca de 20 por cento.

Em sentido oposto, destacaram-se o cimento, o betão pronto, as tintas, primários, subcapas e vernizes, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e os equipamentos de cozinha com crescimentos homólogos de cerca de 10 por cento.

No que diz respeito à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,1 por cento em agosto, mais 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior. Já o custo dos materiais subiu 0,1 por cento e o da mão de obra desceu 0,1 por cento.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 0,1 pontos percentuais e 0,0 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,1 pontos percentuais e -0,1 pontos percentuais em julho, pela mesma ordem).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.