Custos de construção aumentaram 7,2% em janeiro

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 7,2 por cento em janeiro em termos homólogos, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por componentes, os preços dos materiais aumentaram 9,1 por cento (o aumento tinha sido de 8,2 por cento em dezembro) e o custo da mão de obra aumentou 4,5 por cento (5,2 por cento em dezembro).

Segundo o INE, “o custo dos materiais contribuiu com 5,3 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (4,8 pontos percentuais em dezembro) e a componente mão de obra contribuiu com 1,9 pontos percentuais (2,2 pontos percentuais no mês anterior)”.

Já na variação mensal, os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,1 por cento em janeiro face a dezembro, tendo os custos dos materiais aumentado 2,7 por cento e o custo da mão de obra decrescido 1,1 por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.