Custos de construção de habitação nova sobem 5,7% em 2021

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou em 2021 um aumento médio de 5,7 por cento, impulsionado pelos preços dos materiais e da mão de obra, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os preços dos materiais e de mão de obra registaram aumentos médios no ano passado de 6,2 por cento e 5,1 por cento, respetivamente, enquanto tinham subido 1,3 por cento e 3,7 por cento em 2020, pela mesma ordem, de acordo com o INE.

No mês de dezembro, os custos de construção de habitação nova subiram 6,8 por cento em termos homólogos, menos 1,5 pontos percentuais que no mês anterior.

Em termos homólogos, os preços dos materiais aumentaram em dezembro 8,0 por cento (9,4 por cento no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 5,1 por cento (6,8 por cento em novembro).

O INE refere também que o custo com mão de obra contribuiu com 4,6 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN em dezembro (5,4 pontos percentuais em novembro), enquanto os materiais foram responsáveis por 2,2 pontos percentuais no último mês do ano (2,9 pontos percentuais no mês anterior).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.