Custos de construção aumentaram 1,8% em dezembro

Fotografia: Chris Barbalis_Unsplash

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,8 por cento em dezembro face ao mesmo mês de 2022, menos 0,6 pontos percentuais que em novembro, de acordo com uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, em dezembro, face ao mesmo mês de 2022, o preço dos materiais apresentou um decréscimo de 2,2 por cento e o custo da mão-de-obra um aumento de 7,5 por cento.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) apresentou uma variação média de 3,9 por cento em 2023, menos 8,3 pontos percentuais que a registada em 2022, acrescentou o instituto de estatística.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,1 pontos percentuais (3,4 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -1,3 pontos percentuais (-1,0 pontos percentuais em novembro).

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 20 por cento, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada com uma redução de cerca de 15 por cento e o consumo de produtos energéticos, com uma diminuição de cerca de dez por cento.

Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de dez por cento e o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes com cerca de cinco por cento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.